Clássico ou contemporâneo? Curitibanos preferem união de estilos

Criteriosos e exigentes em relação ao espaço urbano e à arquitetura, os curitibanos valorizam a integração com a natureza, prezam pela sustentabilidade e gostam de mesclar tradição e modernidade.

Clássico ou contemporâneo? Curitibanos preferem união de estilos

Muitas vezes influenciados por correntes europeias, projetos que unem aspectos clássicos associados a linhas contemporâneas costumam oferecer uma estética sofisticada, posicionada entre o alto padrão e o luxo, que agradam ao público que aprecia a exclusividade.

Fato é que clássico e contemporâneo podem parecer opostos na arquitetura, mas existem formas de conexão que visam promover uma fusão coerente, atual e funcional.

Um exemplo de residencial superluxo que há uma década fez história na capital paranaense é o Queen Victoria, empreendimento localizado no Ecoville, Curitiba, um dos projetos mais emblemáticos da Baggio Schiavon Arquitetura (BSA).

Segundo Manuel Baggio, em 2014, o famoso brick (tijolo inglês) tornou-se o centro das atenções do escritório paranaense. “Após uma viagem a Londres, o incorporador encomendou uma fachada icônica a partir desse material resistente, térmico e com uma série de vantagens sustentáveis, inclusive”, recorda. Para essa missão foram importados 280 mil tijolos da Europa, o equivalente a 20 containers. “Por preciosismo, a obra demandou mais tempo de construção, mas o resultado ficou espetacular”, resume Baggio.

O arquiteto conta que, um dos desafios desse empreendimento superluxo, da incorporadora San Remo, consistia em projetar uma fachada de arquitetura inglesa de forma atual e moderna. “A proposta da BSA consistiu na mescla de elementos como tijolo, vidro e alumínio polido. O embasamento do edifício enaltece tijolos com granito na base das colunas. O contraste desses materiais permitiu a entrega de uma fachada impactante, com bastante volumetria e simetria, única em Curitiba, e com estética charmosa preservada ao longo dos anos”, explica o sócio da BSA.

Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.deadsea-revival.com

Acompanhe as novidades do escritório no  e